Nos primeiros anos de vida de uma criança a atenção dos pais relativas ao desenvolvimento do seu bebé centram-se ao nível das capacidades motoras, cognitivas e de comunicação.
Entre os sete e os catorze meses os primeiros passos e as primeiras palavras são, para os pais, sinais indicadores e tranquilizantes de um desenvolvimento de acordo com as suas expectativas.
A aquisição da fala/linguagem desenvolve-se desde o nascimento pela interacção pais/bebé, no qual o contacto e a relação afectiva estabelecida através do tacto, da voz, do olhar, do gesto e do olfacto são extremamente importantes. Estas aquisições são um processo crescente de uma série de aprendizagens ao nível das capacidades de compreensão e expressão da linguagem pelo uso dos sons da fala nas palavras e nas frases.
As fases do desenvolvimento
Durante o desenvolvimento da criança observam-se uma série de comportamentos comunicativos que por si só não se consideram linguísticos e contudo são determinantes no processo de aquisição da linguagem, sendo bastante evidentes logo desde os primeiros meses de vida do bebé:
- Choro
- Sorriso
- Expressões faciais ou corporais de agrado e desagrado
- Olhar (contacto visual)
- A atenção a vozes
- A atenção à música e ao canto
- Reacções a gestos ou expressões do adulto
Durante este desenvolvimento ocorrem também diversas etapas linguísticas que se dividem em duas fases:
A FASE PRÉ-LINGUÍSTICA
Ocorre desde o nascimento até aproximadamente aos 9 meses:
- Até 7/8 semanas: o bebé manifesta as suas necessidades e transmite o seu mal-estar através de gritos e “barulhos”.
- Entre as 8/20 semanas: o bebé começa a produzir sons (lalação) e já começa a repetir sons produzidos pela mãe nas suas brincadeiras.
- A partir do 4º mês: a troca da lalação aumenta e aparecem os sons pr/br e o balbucio repetido pá-pá/bá-bá.
A FASE PRÉ-LINGUÍSTICA
Ocorre desde o nascimento até aproximadamente aos 9 meses:
- Até 7/8 semanas: o bebé manifesta as suas necessidades e transmite o seu mal-estar através de gritos e “barulhos”.
- Entre as 8/20 semanas: o bebé começa a produzir sons (lalação) e já começa a repetir sons produzidos pela mãe nas suas brincadeiras.
- A partir do 4º mês: a troca da lalação aumenta e aparecem os sons pr/br e o balbucio repetido pá-pá/bá-bá.
A FASE LINGUÍSTICA
Começa por volta dos 9/12 meses, é marcada pelo aparecimento da 1ª palavra e pelo desaparecimento da lalação
Entre os 12/18 meses:
- Produz um pequeno número de palavras
- Compreende a ordem “não”
Entre os 18/22 meses:
- O vocabulário aumenta entre 20 a 200 palavras
- Surge a palavra-frase (uma palavra pode ter o significado de uma frase: “quéa”- “quero água”-que se pode prolongar até aos 2 anos
- Começa a utilizar a palavra “não”
- Surgem as primeiras frases de duas palavras: “tem xixi”
- Aponta para objectos nomeados
- Compreende perguntas simples: “O papá?”
Entre os 22/27 meses:
- O vocabulário cresce entre 300 a 400 palavras
- Surgem mais frases de duas palavras
- Começam a surgir as primeiras frases de três palavras (ainda imaturas)
- O vocabulário cresce entre 300 a 400 palavras
- Surgem mais frases de duas palavras
- Começam a surgir as primeiras frases de três palavras (ainda imaturas)
Entre os 27/36 meses:
- O vocabulário cresce entre 1000 a 2000 palavras
- Nomeia pelo menos uma cor
- Distingue o tamanho das coisas
- Começa a construir frases cada vez menos imaturas, mais longas e complexas utilizando artigos e algumas formas verbais
- Já relata experiências recentes e descreve acontecimentos simples
- Compreende frases mais complexas, por exemplo de duas ordens:” Põe a colher em cima da mesa e dá a prato”
A partir dos três anos de idade os elementos essenciais da linguagem já estão adquiridos, a partir desta idade a criança vai enriquecer o seu vocabulário e aperfeiçoar a construção gramatical das frases.
- O vocabulário cresce entre 1000 a 2000 palavras
- Nomeia pelo menos uma cor
- Distingue o tamanho das coisas
- Começa a construir frases cada vez menos imaturas, mais longas e complexas utilizando artigos e algumas formas verbais
- Já relata experiências recentes e descreve acontecimentos simples
- Compreende frases mais complexas, por exemplo de duas ordens:” Põe a colher em cima da mesa e dá a prato”
A partir dos três anos de idade os elementos essenciais da linguagem já estão adquiridos, a partir desta idade a criança vai enriquecer o seu vocabulário e aperfeiçoar a construção gramatical das frases.
ATRASO NA AQUISIÇÃO DA FALA/LINGUAGEM
COMO IDENTIFICAR?
Cada criança tem um ritmo de tempo próprio e diferente de todas as outras, o que para uma pode ser adquirido na altura certa ou um pouco mais cedo, para outra pode ser adquirido um pouco mais tarde, sem que por isso seja considerado um atraso.
Há que respeitar o desenvolvimento de cada criança dando-lhe tempo para as suas aquisições, Contudo desde a nascença podem ocorrer uma série de sinais indicadores de eventuais dificuldades no desenvolvimento da linguagem:
- Fraco contacto visual
- Fraca ou nenhuma reacção aos sons, musica ou canto
- Fraca ou nenhuma reacção aos estímulos ou às interacções dos pais
Ou a partir de determinado momento, os pais poderão começar a aperceber-se de outras dificuldades que prejudiquem tanto a compreensão do discurso da criança como a sua capacidade de expressão.
COMO IDENTIFICAR?
Cada criança tem um ritmo de tempo próprio e diferente de todas as outras, o que para uma pode ser adquirido na altura certa ou um pouco mais cedo, para outra pode ser adquirido um pouco mais tarde, sem que por isso seja considerado um atraso.
Há que respeitar o desenvolvimento de cada criança dando-lhe tempo para as suas aquisições, Contudo desde a nascença podem ocorrer uma série de sinais indicadores de eventuais dificuldades no desenvolvimento da linguagem:
- Fraco contacto visual
- Fraca ou nenhuma reacção aos sons, musica ou canto
- Fraca ou nenhuma reacção aos estímulos ou às interacções dos pais
Ou a partir de determinado momento, os pais poderão começar a aperceber-se de outras dificuldades que prejudiquem tanto a compreensão do discurso da criança como a sua capacidade de expressão.
Existem alguns sinais que poderão alertar os pais para eventuais atrasos no desenvolvimento da fala e/ou linguagem, que podem ser facilmente detectados quando a partir dos três anos ainda se verifique:
- Vocabulário reduzido
- Frases curtas e muito imaturas
- Dificuldade na elaboração de frases e na descrição de acontecimentos recentes
- Discurso infantil: fala “à bebé” (expressões como: o popó, o piupiu, o quáquá, o dói-doi etc)
- Discurso de fraca inteligibilidade
- Alterações na articulação dos sons da fala com demasiadas trocas e omissões
- Dificuldade na compreensão de pedidos, perguntas etc
- Vocabulário reduzido
- Frases curtas e muito imaturas
- Dificuldade na elaboração de frases e na descrição de acontecimentos recentes
- Discurso infantil: fala “à bebé” (expressões como: o popó, o piupiu, o quáquá, o dói-doi etc)
- Discurso de fraca inteligibilidade
- Alterações na articulação dos sons da fala com demasiadas trocas e omissões
- Dificuldade na compreensão de pedidos, perguntas etc
COMO ACTUAR
Os pais, ao suspeitarem de dificuldades na fala e ou linguagem da sua criança, deverão não só estar atentos para o tipo de dificuldades, como também, avançar no sentido de pedir um esclarecimento mais especifico nesta área. Uma série de medidas podem ser tomadas, nomeadamente:
- Falar com o pediatra da criança
- Recorrer a um terapeuta da fala para a avaliação das capacidades comunicativas e linguísticas da criança
- Encaminhar para a consulta de Otorrinolaringologia (ORL) para o despiste de eventuais dificuldades de audição
- Encaminhar para a consulta de desenvolvimento ou recorrer a um psicólogo para avaliação do desenvolvimento global da criança (por vezes as dificuldades de linguagem estão associadas a atrasos globais de desenvolvimento)
- Estar atenta a programas de rastreio de perturbações da fala e linguagem, desenvolvidos por centros especializados como o programa desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento Infantil – Estimulopraxis, que avança agora com esta nova resposta aos pais.
A avaliação da criança é realizada por terapeutas da fala que se deslocam às escolas e jardins-de-infância no sentido de sensibilizar, prevenir e orientar as famílias e os profissionais de educação.
Os pais, ao suspeitarem de dificuldades na fala e ou linguagem da sua criança, deverão não só estar atentos para o tipo de dificuldades, como também, avançar no sentido de pedir um esclarecimento mais especifico nesta área. Uma série de medidas podem ser tomadas, nomeadamente:
- Falar com o pediatra da criança
- Recorrer a um terapeuta da fala para a avaliação das capacidades comunicativas e linguísticas da criança
- Encaminhar para a consulta de Otorrinolaringologia (ORL) para o despiste de eventuais dificuldades de audição
- Encaminhar para a consulta de desenvolvimento ou recorrer a um psicólogo para avaliação do desenvolvimento global da criança (por vezes as dificuldades de linguagem estão associadas a atrasos globais de desenvolvimento)
- Estar atenta a programas de rastreio de perturbações da fala e linguagem, desenvolvidos por centros especializados como o programa desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento Infantil – Estimulopraxis, que avança agora com esta nova resposta aos pais.
A avaliação da criança é realizada por terapeutas da fala que se deslocam às escolas e jardins-de-infância no sentido de sensibilizar, prevenir e orientar as famílias e os profissionais de educação.
COMO INTERVIR
Em simultâneo, uma série de estratégias podem e devem ser aplicadas em casa, com os pais e até no jardim-de-infância ou escola, de forma a facilitar e contribuir para o sucesso no desenvolvimento da fala/linguagem da criança:
- Falar muito com ela estabelecendo ao mesmo tempo contacto visual;
- Falar de forma clara e simples utilizando frases curtas
- Nomear frequentemente o nome de objectos da casa, peças de vestuário, partes do corpo, nomes de animais etc.
- Pedir-lhe também para identificar e nomear esses mesmos objectos
- Não corrigir, a criança, todas as vezes que fala mal, em vez disso deve-se repetir aquilo que disse mas de forma correcta
- Cantar
- Contar histórias de forma lúdica e divertida
- Ajudar a criança a verbalizar pedidos, evitando fazer-lhe de imediato aquilo que pede por meio de gestos ou sons
- Procurar não corrigir todos os erros
- Reforçar os esforços com elogios
Em simultâneo, uma série de estratégias podem e devem ser aplicadas em casa, com os pais e até no jardim-de-infância ou escola, de forma a facilitar e contribuir para o sucesso no desenvolvimento da fala/linguagem da criança:
- Falar muito com ela estabelecendo ao mesmo tempo contacto visual;
- Falar de forma clara e simples utilizando frases curtas
- Nomear frequentemente o nome de objectos da casa, peças de vestuário, partes do corpo, nomes de animais etc.
- Pedir-lhe também para identificar e nomear esses mesmos objectos
- Não corrigir, a criança, todas as vezes que fala mal, em vez disso deve-se repetir aquilo que disse mas de forma correcta
- Cantar
- Contar histórias de forma lúdica e divertida
- Ajudar a criança a verbalizar pedidos, evitando fazer-lhe de imediato aquilo que pede por meio de gestos ou sons
- Procurar não corrigir todos os erros
- Reforçar os esforços com elogios
É IMPORTANTE SABER
Que os pais que falam muito com os seus filhos, que lhes lêem, ensinam canções e que aproveitam uma variedade de situações do dia a dia para a estimulação constante da linguagem, exercem uma forte influência no seu desenvolvimento,
Que a entrada para o jardim-de-infância, o contacto constante com uma série de estímulos verbais que se estabelecem e desenrolam de forma muito natural e espontânea, quer com o educador quer com as outras crianças da sala, promove não só o desenvolvimento das suas capacidades comunicativas e linguísticas, como também, as aquisições fundamentais para o seu desenvolvimento global.
Que aos seis anos de idade, com a entrada para o 1º ano da escola, um atraso no desenvolvimento da linguagem pode dificultar as aprendizagens da leitura e da escrita.
fonte:sapobebe
Que os pais que falam muito com os seus filhos, que lhes lêem, ensinam canções e que aproveitam uma variedade de situações do dia a dia para a estimulação constante da linguagem, exercem uma forte influência no seu desenvolvimento,
Que a entrada para o jardim-de-infância, o contacto constante com uma série de estímulos verbais que se estabelecem e desenrolam de forma muito natural e espontânea, quer com o educador quer com as outras crianças da sala, promove não só o desenvolvimento das suas capacidades comunicativas e linguísticas, como também, as aquisições fundamentais para o seu desenvolvimento global.
Que aos seis anos de idade, com a entrada para o 1º ano da escola, um atraso no desenvolvimento da linguagem pode dificultar as aprendizagens da leitura e da escrita.
fonte:sapobebe
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