sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Familias acompanhadas pelo PIPREM

A D. Vanda, o Sr. João e a Luduvina
















D. Elisa e Tatiano


Informação do Centro de Recursos e de Formação da apie

Acções de formação/sensibilização (on-line)
Março de 2008

Deficiência mental “níveis e tipos” – 7 de Março
Autismo “perda de contacto com a realidade exterior” – 14 de Março
A intervenção em alunos com x-frágil – 28 de Março

Inscrições
edif@sapo.pt

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Adivinha Quanto Eu Gosto de Ti



Às vezes, quando gostamos muito, muito de alguém, queremos encontrar uma maneira de descrever como os nossos sentimentos são grandes. Mas, como descobrem a Pequena Lebre Castanha e Grande Lebre Castanha, o amor não é coisa fácil de medir!


editora: Caminho

A criança mais carinhosa

O amor é tudo.
É a chave da vida, e são as suas influências
que movem o mundo.
Ralph Waldo Trine


Escritor e conferencista, Leo Buscaglia contou que uma vez lhe pediram que fosse júri de um concurso. O objectivo do concurso era encontrar a criança mais carinhosa. Quem ganhou foi um menino de quatro anos, cujo vizinho do lado era um homem idoso que perdera recentemente a mulher. Ao ver o homem a chorar, o rapazinho entrou no quintal dele, subiu-lhe para o colo e ficou ali sentado. Quando a mãe lhe perguntou o que dissera ao vizinho, o rapazinho respondeu:
— Nada, só o ajudei a chorar.

Ellen Kreidman
Canja de galinha para a alma
Mem Martins, Lyon Edições, 2002


segunda-feira, fevereiro 25, 2008

I Congresso ORASI: Construindo Melhores Famílias


Local: PortoData: 16 e 17 Maio 2008

APRESENTAÇÃO
A ORASI vem por este meio divulgar o seu I Congresso ORASI, com convidados de renome nacional e internacional, cujo tema é da maior importância nos dias de hoje.
DESTINATÁRIOS
Profissionais e estudantes da área da Saúde e Educação (psicólogos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, professores, educadores sociais, sociólogos, técnicos superiores de aconselhamento psicossocial, psicopedagogos clínicos, serviço social, etc.), pais e público em geral.
OBJECTIVOS
A relação entre a família e a sociedade constitui um tema sempre actual, pelo que tem sido objecto de muitos e variados tratamentos ao longo do tempo. Com efeito, à medida que a humanidade cresce e vai evoluindo, de geração em geração, o elo entre pais e filhos, enquanto famílias, também vai mudando, dadas as dificuldades próprias da complexidade que caracteriza a natureza humana na relação com o universo social. Assim sendo, a ORASI, como entidade atenta às mudanças sociais e globais próprias do tempo em que vivemos, organiza este congresso, nos dias 16 e 17 de Maio de 2008, no Porto, por forma a trazer e mostrar aos interessados e ao público em geral perspectivas diversas e campos de actuação diferentes mas interligados, sobre este tão importante tema na sociedade.
TEMAS
vulnerabilidade dos afectos
efeitos das experiências adversas na infância no adulto
consumo de drogas e família
vinculação e desenvolvimento
intervenção e prevenção nos maus-tratos
cuidados de saúde e família
pais, educação e desenvolvimento
crianças difíceis
ORADORES CONVIDADOS CONFIRMADOS
É para todos nós um privilégio e orgulho contar com vários convidados já confirmados de renome nacional e internacional, a saber: Américo Baptista (Universidade Lusófona, Lisboa, PT); Angela Maia (Universidade do Minho, Braga, PT); António Leuschner (Hospital Magalhães Lemos, Porto, PT); Arthur Horne (University of Georgia, Georgia, USA); Ayse Çiftçi (University of Purdue, West Lafayette, USA); Fernando Almeida (Hospital Magalhães Lemos, Porto, PT); Freitas Gomes (Clínica do Outeiro, Vila do Conde, PT); Isabel Soares (Universidade do Minho, Braga, PT); José Barrias (Instituto de Alcoologia, Porto, PT); João Lopes (Universidade do Minho, Braga, PT); João Salgado (Instituto Superior da Maia, Maia, PT); José Luís Pais Ribeiro (Universidade do Porto, Porto, PT); Luís Vilas Boas (Refúgio Aboim Ascenção, Algarve, PT); Marisalva Fávero (Instituto Superior da Maia, Maia, PT); Octávio Cunha (Hospital de S. António, Porto, PT); Óscar Gonçalves (Universidade do Minho, Braga, PT); Robert Neimeyer (University of Memphis, Memphis, USA); Rui Nunes (Fac. Medicina da Universidade do Porto, Porto, PT); Thomas Sayger (University of Memphis, Memphis, USA); Timothy Melchert (University of Marquette, Milwaukee, USA).
Já se encontra disponível através do site da ORASI ( www.orasi.pt) a apresentação de propostas de comunicações e posters, até ao dia 29 de Fevereiro de 2008.
Para mais informações:
http://www.orasi.pt/congresso.html
Para inscrição online:
http://www.orasi.ubiktek.pt/registration.aspx
Para Call For Abstracts online:
http://www.orasi.ubiktek.pt/call_for_abstracts.aspx

domingo, fevereiro 24, 2008

O cantinho da leitura


Este mês recomendamos o livro de C. Drew Edwards Como Lidar com Crianças Difíceis





Cansado de birras? Discussões? Cenas? Mau feitio? Explosões de raiva? Desobediência? Stress? Não desista. A ajuda vem a caminho.Algumas crianças representam um desafio maior do que outras. Se é pai de uma criança difícil, este livro é para si. C. Drew Edwards, psicólogo clínico e pai, dá-lhe sugestões, técnicas e a informação de que necessita para identificar, abordar e corrigir problemas de comportamento. Ficará a saber: - por que razão algumas crianças são difíceis – pois a compreensão é a chave da mudança;- estratégias específicas para lidar com os problemas do dia-a-dia – da loucura matinal às lutas à hora das refeições, birras em público, guerras com os trabalhos de casa, e muito mais;- como ser um Pai Confiante, que consegue facultar orientação e segurança, carinho e apoio – tudo aquilo de que o seu filho necessita para se tornar uma criança responsável, diligente e satisfeita;- como responder de forma eficaz aos comportamentos que o deixam à beira de um ataque de nervos – desde técnicas fáceis que poderá utilizar a qualquer momento, a esforços a longo prazo que ajudarão toda a família;- como tratar melhor de si próprio (ser pai de uma criança difícil pode ser um trabalho extenuante!)Pelo caminho, irá construir uma relação com mais carinho e respeito, mais positiva e agradável com o seu filho – o tipo de relação que deseja agora e no futuro.Repleto de informações práticas, escrito com conhecimento de causa e sensibilidade, esta é uma obra à qual vai recorrer com frequência em busca de conselhos, de orientação e de boas notícias: Ser pai de uma criança difícil não é impossível. Estas ideias resultam mesmo.



in, http://www.webboom.pt/