domingo, maio 25, 2008

Ser Mãe...Um grande desafio

O primeiro grande desafio é compreender a criança com todo seu potencial de ser humano nas diversas fases do desenvolvimento , favorecendo a manifestação de sua capacidade e individualidade. E o que isto significa?- Nenhuma indiferença e nenhuma comparaçção com o passado ou com outro irmão ou vizinho. Cada criança é uma pessoa, um processo , uma história.
Será que existe alguma mãe perfeita?Ser mãe não é fácil. Para todas as profissões existe um curso , uma escola, uma universidade.
E para tornar-se mãe?
Existe alguma escola para mães
?Na nossa sociedade como de outros culturas, existe muita cobrança e pressões de tendências religiosas, política-econômica, ideológica,etc no cumprimento do papel da mulher como mãe. E observamos que quase sempre ela própria exige isso de si mesma. Esta cobrança e a falta de informações sobre o universo infantil, causa tensões e conflitos no ambiente familiar gerando na mãe um grande sentimento de culpa. Ser mãe, realmente não é fácil. Além dos outros papéis que desenpenha na sociedade, a mulher também encontra-se em processo de desenvolvimento, possuí uma personalidade , uma forma de ser e se posicionar no mundo, sonha, deseja, enfim, tem um passado e uma história que considera agradável ou desagradável e tudo isso pode interferir na relação que irá establecer com os filhos. Sendo assim, mãe também necessita de apoio emocional e de um ombro amigo ou de um ouvido disposto a prestar atenção nas dificuldades que podem surgir no seu dia a dia, sem cobranças ou críticas.Até hoje não inventaram nenhuma escola ou universidade onde a mulher pudesse tornar-se "boa mãe", no entanto, todos cobram dela perfeição.A ciência do comportamento e do desenvolvimento infantil evoluiu bastante nos últimos anos, mas apesar disso e felizmente, os estudiosos dessa ciência afirmam com segurança que não existe nenhuma "receita mágica" que alguém possa seguir para tornar-se uma boa mãe ou um bom pai. Muitos pais desejam a tal "receita ou guia". Como isto seria possível, se nem mesmo os gêmios são iguais? Os conhecimentos da Psicologia Infantil pode facilitar a tarefa dos pais, pois descreve as diversas fases do desenvolvimento que são comuns 'a maioria das crianças, mas é somente na relação com a criança que mãe aprenderá a compreendê-la e entender suas necessidades...Gostaríamos de proporcionar-lhe um momento de reflexão a respeito de sua visão em relação a criança e o significado que você atribuí à maternidade.

Qual é o seu conceito sobre maternidade e criança?
Como você se sente neste papel?É importante refletir sobre estas questões e deixar claro que tipo de idéias (ideologias, filosofias, poesias...) estão influenciando o relacionamento com seu filho e de que forma estão interferindo na sua imagem materna? Isto pode evitar tensões e principalmente sentimentos de culpa. E lembre-se, que você também é humana e como todos os outros, você também possuí necessidades, qualidades e fraquezas e acima de tudo, deseja ser feliz e ...
www.geocities.com/

Joca quer ser

Perguntaram ao Joca o que é que ele queria ser quando fosse grande. São, às vezes, muito impertinentes os senhores adultos.Fez-se silêncio na sala, à espera da resposta do menino.Nisto, ouviu-se, na rua, uma ambulância a apitar:— Ni-nó-ni... Ni-nó-ni...Logo o Joca respondeu:— Bombeiro.Passado pouco tempo, outro senhor adulto fez a mesma pergunta ao Joca:— Quando fores crescido o que é que queres ser?Entre a pergunta e a resposta um silêncio, cortado pelo roncar, longe, de um avião:— Roooooooommm...Logo o Joca respondeu:— Aviador.Minutos depois, mais um senhor curioso fez a pergunta do costume, precisamente na altura em que uma banda de rock pum-tá-tchim-pum se exibia na televisão. O Joca respondeu:— Músico.Mudaram de canal, por coincidência, quando o locutor gritava, a meio de um desafio de futebol:— Goooooolooooo!E o Joca também gritou:— Futebolista.Nova mudança de canal, para uma correnteza rápida de notícias, entre as quais um desfile militar, o que fez com que o Joca logo mudasse de opinião e dissesse:— Soldado.Na tribuna de honra, um respeitável senhor de cabelos brancos perfilava-se, diante das tropas em parada. O Joca não hesitou mais e disse:— Presidente da República.Bombeiro, aviador, músico, futebolista, soldado, Presidente da República... Em que ficamos Joca?— Agora vou brincar — disse o Joca, cansado de ter passado por tantas profissões, em tão pouco tempo.Neco, o primo mais novo, seguiu-o a correr.— Ao que vamos brincar, Joca? — quis saber o Neco, que era muito bem mandado em coisas de brincadeira.— Vamos brincar aos bombeiros – decidiu o Joca.— Com ambulâncias, carros encarnados, mangueiras?— Vamos — entusiasmou-se o Neco.Mas o Joca interrompeu-lhe os planos.— Vamos antes brincar aos aviadores — resolveu ele.— Com aviões, aeroportos, para-quedas? Vamos — entusiasmou-se o Neco.Nova interrupção do Joca:— Vamos antes brincar aos músicos.E por aí fora, por aí fora, sem se decidir por uma brincadeira... Em que ficamos, Joca?Se ele aqui estivesse e lhe apetecesse responder, talvez a resposta lhe saísse em verso, em forma de canção ou pouco mais ou menos. Cantiga do Joca Quero ser tudoquero ver tudobrincar a tudoe mascarar-me,fora do Entrudo,de sobretudo,feito graúdohomem de estudomuito sisudoe carrancudomuito barbudoe narigudo,mas cá por dentronunca deixarde ser miúdo.

António Torradowww.historiadodia.pt