sábado, junho 16, 2007

AS CRIANÇAS E OS LIVROS: ALGUNS CONSELHOS PARA OS PAIS

Muito se tem escrito e dito sobre a importância dos professores, educadores e bibliotecários no desenvolvimento do gosto pelo livro e pela leitura nas crianças e jovens. No entanto, o papel da família torna-se também fundamental, não só no acompanhamento da aprendizagem da leitura e da escrita, mas no fazer despertar na criança o GOSTO pelo livro desde a mais tenra idade.

Torne a leitura uma prática em casa: deixe que os seus filhos o vejam ler.

Arrume os livros em lugares acessíveis: deixe que eles mexam nos seus livros, mesmo que não os saibam ler.

Leia-lhes livros em voz alta: as crianças aprendem a ler por ouvirem ler bem.

Se o seu filho pequenino pedir para lhe ler sempre o mesmo livro, faça-o, mesmo que isso o aborreça a si: a repetição ajuda-os a adquirir memorização e a noção de sequência.

Encontre tempo para a leitura no dia-a-dia familiar – crianças que lêem pelo menos meia hora por dia serão potenciais bons leitores.

Leve-os à biblioteca municipal da sua região: nela encontrarão actividades ligadas ao livro e à leitura, exposições e um sem-número de livros para toda a família.

Entre com os seus filhos nas livrarias como entra em outras lojas.

Compre ou requisite sempre livros adaptados à idade dos seus filhos — peça conselhos aos bibliotecários e aos livreiros.

Nos aniversários dos amiguinhos, ofereça livros: os seus filhos perceberão que o livro pode ser um objecto de prazer.

http://www.iplb.pt

domingo, junho 10, 2007

Correr em Família no 12º Grande Prémio de Atletismo da cidade de Reguengos

A manhã de Domingo estava nublada, mas foram muitas as pessoas (perto de mil referia a organização) que se reuniram na Praça central da cidade de Reguengos para correrem no 12º Grande Prémio de Atletismo desta linda localidade.
Como não puderíamos ficar de fora desta iniciativa local, o PIPREM aliciou algumas familias a participarem na actividade do Correr em Família que está inserida no Grande Prémio de Atletismo. E foi ver pais, filhos, irmãos, uma madrinha e alguns dos técnicos do PIPREM equipados a rigor, com ténis, fato de treino, uma t-shirt do PIPREM e o número individual de participante, prontos para percorrerem 3 kms.
Uns correram mais, outros optaram por andar durante o percurso, mas o que é certo é que todos chegámos ao fim! :) Demos os parabéns ao Ruben e aos pais, que, do nosso grupo, foram os primeiros a cortar a meta.
Aqui ficam as fotos para mais tarde recordar!
Da esquerda para a direita Henrique, Inês e Ruben.

A familia Ferro.

A pequena Inês e a sua mãe Arnaldina, do lado esquerdo, e a Educadora Zézinha, à direita.

Da esquerda para a direita, a psi Vânia e as educadoras Zé e Zézinha.

A repetir para o próximo ano!