segunda-feira, outubro 16, 2006

Os Cinco Elementos Chave da Prestação de Serviço em Ambientes Naturais

De acordo com Robin McWilliam os cinco elementos são:


Compreensão da ecologia da família,
Avaliação baseada nas rotinas,
Existência de responsável de caso,
Visitas domiciliárias baseadas no apoio,
Colaboração / consultadoria com a creche / infantário.

Os quatro princípios de modelo são:
Saber quem tem influência em quê,
Saber como as crianças pequenas aprendem,
Ter a noção de que toda a intervenção ocorre entre visitas,
E ter consciência de que a criança necessita da máxima intervenção e não de máximos serviços.


De acordo com o Prof. Robin McWilliam, Intervenção é o que a criança recebe e Serviços que os pais ou prestadores de cuidados recebem.

A investigação deixa claro o seguinte:

-Os profissionais têm pouca influência na evolução da criança e muita na melhoria da competência e confiança dos pais/prestadores de cuidados. Estes, por sua vez, têm muita influência na promoção do desenvolvimento da criança.

-Na criança pequena, a aprendizagem faz-se por repetidas interacções com o ambiente, dispersas ao longo do tempo e não por repetições “maciças” em pouco tempo. Estes dados da investigação contrariam práticas frequentemente utilizadas por terapeutas e profissionais do ensino especial.

-A visita domiciliária actua essencialmente na família. Esta por sua vez melhora as suas interacções com a criança e aumenta as oportunidades de aprendizagem. Estes são os factos que levam à aprendizagem da criança e ocorrem entre visitas dos técnicos.

Relativamente à Planificação Funcional da Intervenção, há que ter em conta o seguinte:

É necessária uma estrutura que permita à família ter um papel significativo na planificação,
É necessário enfatizar que a intervenção é centrada na família,
É necessário ter uma lista de objectivos funcionais,
É necessário dar um “pontapé-de-saída” positivo nas relações,
As famílias devem relatar as suas rotinas diárias em primeiro lugar. Só depois o devem fazer os profissionais,
Os profissionais questionam e fornecem informação durante a discussão das rotinas
O responsável de caso deve fornecer visitas domiciliárias semanais para ajudar a família a implementar intervenções recomendadas por profissionais de diferentes disciplinas.
Os outros elementos da equipa devem fazer visitas domiciliárias com o responsável de caso, em casos pontuais e de acordo com as necessidades da famílias.
No apoio prestado em sala de creche/jardim de infância, os serviços terapêuticos ou educativos devem ser individualizados e inserir-se nas rotinas e nas actividades de grupo.
Os serviços “um-para-um”, a retirada individual da criança da sala ou em pequenos grupos não têm maior eficácia do que os serviços integrados.
Nos serviços integrados na sala de Jardim de Infância não esquecer de:
Comunicar com a Educadora da Sala sobre expectativas
Estabelecer regras
Ser humilde
Independentemente do modelo, comunicar
Usar avaliação baseada nas rotinas como forma de estabelecer objectivos
Usar “consultadoria colaborativa” e não proceder como “Expert”.

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