quarta-feira, outubro 18, 2006

definição de alguns conceitos

INTERVENÇÃO PRECOCE – Entende-se por IP um conjunto de intervenções,
dirigidas à população infantil dos 0-6 anos, à família e ao ambiente, tendo como
objectivo dar resposta o mais precocemente às necessidades transitórias ou
permanentes que apresentam as crianças com problemas de desenvolvimento ou em
situação de risco. Estas intervenções devem considerar a globalidade da criança
sendo planificadas por uma equipa de profissionais de orientação interdisciplinar ou
transdisciplinar (Libro Blanco de la Atención Temprana cit. por Boavida, 2003)

NECESSIDADES ESPECIAIS – Termo que designa as crianças que podem ser
consideradas como tendo necessidades educativas especiais, sobredotação ou em
risco de desenvolver problemas (Correia e Martins, 2002).

NECESSIDADES DA FAMÍLIA – Aspirações, objectivos, projectos pessoais que agemcomo um conjunto de forças que afectam o comportamento dos diferentes membros da família e podem ser geradas por acontecimentos e circunstâncias quer de dentro
quer de fora da família (Dunst et al., 1994).

FORÇAS DA FAMÍLIA – Conhecimentos, capacidades e aptidões da unidade familiar e
de cada um dos seus membros usados para identificar as necessidades e para a
obtenção dos recursos e apoios necessários que respondam às necessidades da
família (Dunst et al., 1994).

PRIORIDADES DA FAMÍLIA – Escolhas e desejos da família de como quer que a IP
seja incluída na sua vida (McGonigel et al., 1991).

RECURSOS DA FAMÍLIA – Forças, habilidades e apoios formais e informais que
podem ser mobilizados para satisfazer as necessidades, preocupações ou resultados
da família (McGonigel et al., 1991).

REDE DE APOIO SOCIAL – Pessoas ou instituições com quem a família e os seus
membros têm contacto, quer directa, quer indirectamente, representando uma fonte
primária de apoio para as famílias e para os membros individuais (Dunst e Trivette
1990, cit. por Chowdhury et al, 1996).
CAPACITAR – Criar oportunidades para que todos os membros da família possam
demonstrar e adquirir competências que consolidem o funcionamento familiar (Dunst
et al., 1988).

CORRESPONSABILIZAR
– significa criar oportunidades para que todos os membros
da família possam demonstrar e adquirir competências que consolidem o
funcionamento familiar (Dunst et al., 1988).

PLANO INDIVIDUALIZADO DE APOIO À FAMÍLIA (P.I.A.F.) – Constitui a
interacção, colaboração e parceria entre pais e profissionais, focando-se e centrandosena família. Resulta num documento escrito descrevendo serviços a prestar, bemcomo a sua coordenação. Este plano faz uma listagem de objectivos individualizados
para as famílias e seus filhos/as (< 3 anos), cuja concretização depende do contributo e múltiplas instituições. O P.I.A.F. reconhece que as famílias são fundamentais para o sucesso da IP com os seus filhos/as” (Federal Register, 1989).

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CENTRADOS NA FAMÍLIA – corresponde a um
conjunto de diferentes disciplinas e instituições que reconhecem a importância
fulcral da família na vida dos indivíduos, orienta-se por um conjunto de escolhas
devidamente informadas feitas pela família e foca-se nos seus pontos fortes e nas
suas capacidades (Allen & Petr, 1996).

Sem comentários: