segunda-feira, abril 21, 2008

Brinca-se porque se brinca

" A actividade lúdica faz parte da vida, tal como dormir, comer, rir, chorar.Brincar é um fim em si próprio e não apenas um meio para se atingir qualquer outro objectivo.Brinca-se porque se brinca!Brinca-se a vida toda!"

ESTRATÉGIAS/ACTIVIDADES

-Criar uma boa relação afectiva com a criança

-Deixar a criança descobrir por si própria

-Colaborar com a familia numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo da criança.Utilizar livros de pano ou de cartão grosso, com imagens que lhe sejam familiares, grandes coloridas, com figuras em relevo....

Explorar estas imagens/histórias através da conversa,perguntas simples e repetição de palavras.

Pedir ajuda à criança para virar as páginas do livro.Ler a história com diferentes sonoridades.

Utilizar fantoches.

Cantar canções simples e pequenas.Ensinar lenga-lengas simples e pequenas.

Sensibilizar a criança para o reconhecimento de sons,cheiros,sensações tácteis....


Identificar sons: vozes de animais. campainhas, apitos....Desenvolver a motricidade através de jogos simples: enfiamentos, puzzle, jogos de encaixe.Utilizar bolas coloridas.Construir torres com blocos/argolas.Pintar com os dedos.Pintar com pincéis grossos.Plasticina.Entregar á criança uma folha A3 e lápis de cera grossos e pedir para fazer um desenho (se necessário exemplificar)


Ana Paula Rola- Educadora de Infância do PIPREM

Sem comentários: