quinta-feira, outubro 04, 2007

Massagem

é um tipo de massagem milenar indiana, fortemente influenciada pelas tradições do Yoga e da Medicina Ayurvédica, sendo especialmente indicada para os bébés.
Foi o Dr. Frederick Leboyer, um obstetra francês, que observou, em Calcutá, uma mãe massajando o seu bébé, tendo posteriormente trazido essa informação para o ocidente. Assim, baptizou essa sequência de movimentos com o nome daquela mulher: Shantala.
A massagem Shantala implica uma sequência de toques efectuados no bébé com carinho, mas também com sequência e técnica específica. É uma técnica que fomenta o desenvolvimento emocional do bébé.
Sendo esta uma massagem especialmente vocacionada para bébés, é fácil perceber que o poder das mãos é extremamente importante.
Os movimentos devem ser feitos com firmeza, aumentando naturalmente a pressão dos dedos. Os movimentos são sempre feitos do centro para as extremidades ou de baixo para cima. E deve-se começar sempre no lado esquerdo e acabar no lado direito, pois segundo a medicina oriental este é o sentido da energia no corpo humano.
Esta massagem deve ser feita num ambiente calmo, silencioso ou com uma música ambiente bem tranquila.
Neste tipo de massagem é comum utilizar-se óleos vegetais puros e naturais ligeiramente aquecidos. O óleo funciona como um óptimo condutor de movimentos, evitando atritos na pele sensível do bébé.
No final da massagem, deve dar-se um banho ao bébé de modo a proporcionar a continuidade do efeito de relaxamento pretendido.
A Massagem Shantala aplica-se exclusivamente a recém-nascidos a partir de 1 mês de idade, podendo aplicar-se também aos bébés e a crianças.

A Massagem Shantala é bom para:

- Relaxamento;
- Redução de tensões e bloqueios;
- Melhoria da frequência cardíaca;
- Melhoria do funcionamento do aparelho locomotor;
- Alívio de insónias;
- Equilíbrio energético;
- Melhoria das sensações de segurança e auto-estima.





Sem comentários: