Realiza-se nos dias 27 e 28 de Setembro de 2007, no Auditório da Casa da Música em Óbidos, o Curso teórico-prático sobre a Clínica do Desenvolvimento Infantil - A Fenomenologia Desenvolvimental.
A abordagem clínica das Perturbações do Desenvolvimento Infantil exige um conhecimento profundo da nosologia e da nosografia desenvolvimentais, com particular ênfase para os Défices Cognitivos, para as Perturbações Específicas da Linguagem, para as Perturbações do Espectro do Autismo, para as Dificuldades de Aprendizagem (Dislexia, Disgrafia e Discalculia), para a Perturbação da Coordenação Motora e para as Perturbações da Atenção.
Mas a abordagem clínica das Perturbações do Desenvolvimento Infantil exige, também, conhecimentos muito sólidos em matéria de semiologia desenvolvimental, área que não tem sido suficientemente tratada em reuniões da especialidade.
Relativamente ao flapping dos braços, por exemplo, poderíamos, de uma forma sumária, levantar as seguintes questões:
É sempre patológico? Não sendo sempre patológico, até que idade se poderá observar? Quais são as características diferenciais deste sinal relativamente a outros muito similares? Em que perturbações do desenvolvimento infantil poderá este sinal ocorrer e qual o seu relevo nosológico?
Relativamente à Desatenção, sabe-se que este sintoma e sinal poderá ocorrer, entre outras hipóteses, na Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção, no DAMP, nas Perturbações do Espectro do Autismo, nos Défices Cognitivos, na Perturbação Cognitiva Não-Verbal, na Depressão, na Perturbação Bipolar da Infância, na Perturbação Múltipla e Complexa do Desenvolvimento e nas Perturbações Psicóticas. Poderemos, então, levantar algumas questões:
De um ponto de vista semiológico, poderá haver diferentes Desatenções? Poderá a Desatenção corresponder a uma entidade independente? Poderão ser propostas diferentes modelos de intervenção, em função das características semiológicas da Desatenção?
Consulte o programa do curso em http://www.nasturtium.com.pt/detalhes_f.php?id=25
Com os melhores cumprimentos.
Teresa Condeço
NASTURTIUM
WWW.NASTURTIUM.COM.PT
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Pela qualidade do blog, optei por linká-lo no meu.
Continuem!
Enviar um comentário